domingo, 11 de outubro de 2009

Sólidos geométricos

Escola Municipal Maria José Teles

Série: 5º ano

Professoras: Genicélia Freire Rios

Patrícia dos Anjos

Seqüência Didática

Sólidos geométricos

Objetivos:

ü Estabelecer relações entre os elementos encontrados no ambiente e o conhecimento geométrico já adquirido;

ü Perceber a diferença entre as figuras bidimensionais e tridimensionais;

ü Confeccionar um Poliedro de Platão (Octaedro).

Conteúdo:

ü Leitura

ü Escrita

ü Sólidos geométricos

Procedimentos:

ü Leitura pelo professor do texto: “A grande pirâmide

ü Conversa sobre a genialidade dos construtores das pirâmides (levando em conta o tempo que foram construídas e a tecnologia do momento).

ü Questionamentos orais para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do conteúdo.

ü Apresentação de objetos encontrados no cotidiano juntos.

ü Seleção e separação dos objetos pela forma.

ü Planificação de alguns sólidos mostrando aos alunos que as figuras. tridimensionais são formadas por várias figuras bidimensionais, por exemplo: o paralelepípedo (caixa de creme dental) que é formada por retângulos e quadrados.

ü Explanação sobre vértices, arestas e faces, mostrando que nem todos os sólidos possuem faces planas, exemplo: (os cilindros que têm faces arredondadas).

ü Conceitualização de um polígono regular como um sólido que tem todos os lados e todos os ângulos iguais.

ü Dá o significado da palavra Poliedro (poli – muitas e edro – faces), ou seja, sólido de muitas faces.

ü Formação de equipes, usando as formas geométricas planas como forma de agrupamentos dos alunos, para a construção de cartazes onde cada equipe agrupará os sólidos, usando como critérios as formas.

ü Confecção do Poliedro de Platão (Octaedro), conceituando-o como sólido de oito faces.

Recursos:

ü Textos, canudos, cordão, bolas de gude, caixas, recipientes de remédios, pincel atômico, papel metro e papel duplex.

Avaliação:

Critérios:

ü Estabelece relações entre os elementos encontrados no ambiente e o conhecimento geométrico já adquirido;

ü Percebe a diferença entre as figuras bidimensionais e tridimensionais;

ü Confecciona um Poliedro de Platão (Octaedro).

Instrumentos:

ü Cartazes.

ü Trabalho em equipe.

Relato

No decorrer das atividades, percebemos que os alunos reviveram conteúdos anteriormente aprendidos.

Com o conhecimento das formas bidimensionais foi possível aos alunos ampliarem sem muita dificuldade suas aprendizagens sobre os sólidos geométricos.

Ao término da seqüência percebemos a necessidade de trabalhar a matemática de forma concreta, para que haja uma participação mais efetiva por parte dos alunos.

Depoimentos de alguns alunos:

Daniel – a aula foi boa, porque aprendi formar uma figura, usando várias outras iguais.

Bárbara – gostei dos trabalhos, montei o octaedro, achei um pouco difícil para unir os triângulos com os cordões e fácil porque conhecia a forma do triângulo. Depois de montado, achei bonito.

Denilton – com a confecção do octaedro aprendi o que é faces, vértices e arestas, desejo que tenha mais atividades desse nível (trabalho manual).

Um comentário:

Sule disse...

Oi Genicélia! Otimo que ja esteja trazendo as atividades dos outros professores, mas é preciso trazer sua reflexão.. O que essa atividade contribuiu para sua formação? Perceba que o que desejamos são professores que estejam interagindo com seu leitor produzindo conhecimento!

bjos
Sule