Escola Municipal Maria José Teles
Série: 5º ano
Professoras: Genicélia Freire Rios
Patrícia dos Anjos
Seqüência Didática
Sólidos geométricos
Objetivos:
ü Estabelecer relações entre os elementos encontrados no ambiente e o conhecimento geométrico já adquirido;
ü Perceber a diferença entre as figuras bidimensionais e tridimensionais;
ü Confeccionar um Poliedro de Platão (Octaedro).
Conteúdo:
ü Leitura
ü Escrita
ü Sólidos geométricos
Procedimentos:
ü Leitura pelo professor do texto: “A grande pirâmide”
ü Conversa sobre a genialidade dos construtores das pirâmides (levando em conta o tempo que foram construídas e a tecnologia do momento).
ü Questionamentos orais para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do conteúdo.
ü Apresentação de objetos encontrados no cotidiano juntos.
ü Seleção e separação dos objetos pela forma.
ü Planificação de alguns sólidos mostrando aos alunos que as figuras. tridimensionais são formadas por várias figuras bidimensionais, por exemplo: o paralelepípedo (caixa de creme dental) que é formada por retângulos e quadrados.
ü Explanação sobre vértices, arestas e faces, mostrando que nem todos os sólidos possuem faces planas, exemplo: (os cilindros que têm faces arredondadas).
ü Conceitualização de um polígono regular como um sólido que tem todos os lados e todos os ângulos iguais.
ü Dá o significado da palavra Poliedro (poli – muitas e edro – faces), ou seja, sólido de muitas faces.
ü Formação de equipes, usando as formas geométricas planas como forma de agrupamentos dos alunos, para a construção de cartazes onde cada equipe agrupará os sólidos, usando como critérios as formas.
ü Confecção do Poliedro de Platão (Octaedro), conceituando-o como sólido de oito faces.
Recursos:
ü Textos, canudos, cordão, bolas de gude, caixas, recipientes de remédios, pincel atômico, papel metro e papel duplex.
Avaliação:
Critérios:
ü Estabelece relações entre os elementos encontrados no ambiente e o conhecimento geométrico já adquirido;
ü Percebe a diferença entre as figuras bidimensionais e tridimensionais;
ü Confecciona um Poliedro de Platão (Octaedro).
Instrumentos:
ü Cartazes.
ü Trabalho em equipe.
Relato
No decorrer das atividades, percebemos que os alunos reviveram conteúdos anteriormente aprendidos.
Com o conhecimento das formas bidimensionais foi possível aos alunos ampliarem sem muita dificuldade suas aprendizagens sobre os sólidos geométricos.
Ao término da seqüência percebemos a necessidade de trabalhar a matemática de forma concreta, para que haja uma participação mais efetiva por parte dos alunos.
Depoimentos de alguns alunos:
Daniel – a aula foi boa, porque aprendi formar uma figura, usando várias outras iguais.
Bárbara – gostei dos trabalhos, montei o octaedro, achei um pouco difícil para unir os triângulos com os cordões e fácil porque conhecia a forma do triângulo. Depois de montado, achei bonito.
Denilton – com a confecção do octaedro aprendi o que é faces, vértices e arestas, desejo que tenha mais atividades desse nível (trabalho manual).
Um comentário:
Oi Genicélia! Otimo que ja esteja trazendo as atividades dos outros professores, mas é preciso trazer sua reflexão.. O que essa atividade contribuiu para sua formação? Perceba que o que desejamos são professores que estejam interagindo com seu leitor produzindo conhecimento!
bjos
Sule
Postar um comentário