terça-feira, 20 de outubro de 2009

Resenha do filme Aspirinas e Urubus


O sertão nordestino, com sua paisagem característica e seus lugarejos pobres, serve de palco para o filme Cinema Aspirinas e Urubus, do diretor Marcelo Gomes, retratando vivências, opiniões e personalidades opostas, como também a vida de um povo que vive a mercê da sorte, mas que sente satisfação nas pequenas coisas (filme publicitário sobre as aspirinas).
A história discorre sobre a aventura de dois personagens: Johann, alemão que foge do seu país por causa da guerra e Ranulpho, um nordestino inconformado com sua vida e sua origem.
A história começa quando Ranulpho pede carona a Johann. A partir daí suas vidas se entrelaçam e seguem fazendo um percurso no qual a oposição entre ambos se torna evidente, quando cada um começa a falar sobre suas vidas.
No decorrer de toda a história, Johann que é um viajante, vendedor de aspirinas, que usa o subterfúgio da exibição de filmes publicitários para conseguir vender seu produto, apresenta uma personalidade sensível, demonstrada pela boa vontade em dar carona a todos que pedia. Johann por ser um fugitivo da guerra, valoriza bastante o presente, permitindo que o outro entre em sua história e faça parte dela, usa a tecnologia, mas sem apego (carro), tanto que o abandona, quando precisa escolher entre voltar para Alemanha e consequentemente lutar na guerra e ir para a Amazônia .
Ranulpho é retratado como um ser valorizador do futuro, que não aceita as condições que a vida do sertão lhe impõe, renega sua origem e seus conterrâneos e coloca em alta o outro (Johann), que pertence a uma nacionalidade diferente da sua, valoriza ao extremo a tecnologia (a vontade de aprender e dirigir e manusear os rolos de filmes e suas exibições).
Mesmo contraditórios Johann e Ranulpho tornam-se amigos, e convivem por um tempo, até que são obrigados a se separarem, pelos mesmos motivos que se uniram.
O filme mostra também Jovelina, mulher simples e sensível que vê no horóscopo um regente para sua vida..
Cinema Aspirinas e Urubus, é um filme de estrada, (estilo Road Movie) e mistura fantasia (o cinema), tecnologia (as aspirinas) e trata do modo de ser no mundo (urubus), simbolizados pelos dois personagens principais Johann e Ranulpho, que sobrevivem mesmo em situações adversas e alheias às suas vontades.
O filme Cinema Aspirinas e Urubus tem um estilo simples e objetivo, não apresenta linguagem muito correta, possui idéias originais, verdadeiras e criativas e é indicado ao grande público.


Referência:

Cinema Aspirinas e Urubus.Títulos Alternativos: Movies Aspirins and Vultures. Direção: Marcelo Gomes. Roteiristas :Karim Ainouz, Paulo Caldas, Marcelo Gomes, Ranulpho Gomes. Elenco: João Miguel, Hermila Guedes, Peter Ketnath, Zezita Matos, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti,Irandhir, Daniela Câmara, Osvaldo Mil, Sandro Guerra, Lucia do Acordeon, Jeane Alves, Rodrigo Riszia, Nenego Lira, Arilson Lopes.DVD. Duração: 99 min. Gênero: Aventura, drama. Produtoras: Dezenove Filmes, Rec Produtores Associados Ltda. 2005. Tipo: Longa Metragem. Colorido. Distribuidora: Imovision

3 comentários:

FÁTIMA DUDA E DUDU@TAPIRA disse...

Esse filma traz um contexto bastante popular para nossa sociedade. Achei interessante na sua resenha a forma que retrata a vida nordestina onde é o ponto chave do filme...

Anjos disse...

Conta a história em que os protagonistas Johann (alemão) e Ranulpho (nordestino), fogem das malezas de suas terras e pela ironia das circustâncias se encontram. No entanto, têm personalidades completamente diferentes. Enquanto Johann vive o presente, é um ser tecnológico, viaja permanente, permite a interação com o outro, pois, acredita que assim se conheça melhor a si mesmo, além disso, é sensível. Já Ranulpho rejeita o presente em que vive, valoriza demais o futuro, é etnocêntrico, ou seja valoriza mais o outro, assim como também a tecnologia e técnica e é racionalista. Mas, ao mesmo tempo os dois sonham de forma oposta: o estrangeiro deseja embrenhar-se mais no interior brasileiro comercializando, onde usa a linguagem cinematográfica para vender aspirinas, Ranulpho sonha em conhecer o Rio de Janeiro, visando melhorar sua qualidade de vida.
Nossa! Vale a pena assistir ao filme, trata-se de cinema de arte popular, pois o cineasta utiliza a linguagem cinematográfica para contar histórias de pessoas do povo.

Laudicéia disse...

Realmente, esse filme retrata um historia que vivenciamos todos os dias. Pessoas que estão fugindo das secas e do sofrimento que é trabalhar muito e ganhar pouco, e buscam refugio em outros estados, par tentar melhorar de vida.